top of page
SG.png

BLOG SÃO GONÇALO NOTICIAS 

7 de Setembro: governo solicita força nacional; manifestantes prometem ir as ruas vestidos de preto

Apesar do chamamento público ainda ser acanhado, é cada vez maior o número de pessoas que prometem aderir

Foto: Gazeta do povo l Manifestante gritando Fora Collor

O governo do distrito federal solicitou ontem(01), apoio do governo federal com tropas da força nacional para a atuação durante a programação de comemoração ao dia da independência do Brasil. Neste 7 de setembro deve haver esforço conjunto das forças do DF e governo federal para inibir manifestações exacerbadas durante o evento.


Nas ultimas semanas está havendo chamamentos boca a boca no sentido de convocar manifestações populares contra o governo do presidente Lula. Assim como as que houveram contra o ex-presidente Fernando Collor, os que pretendem aderir as convocações prometem ir as ruas de preto em clara intenção de declarar luto pelo que chamam de "fracasso" da atual gestão federal.


Todo esse temor das forças governamentais encontra fundamento justamente nas cenas lamentáveis do dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram as sedes dos três poderes em Brasília. Haverá inclusive um observatório para 'vigiar' as prováveis manifestações. Segundo o governo, atos populares fazem parte da democracia e irão acontecer sem problemas, porém avanços fora da lei não serão tolerados.


Apesar do medo se justificar por conta dos fatos acontecidos em janeiro, há também um verdadeiro temor do governo Lula e da própria alta cúpula do judiciário brasileiro que essas pessoas fortaleçam o poder legislativo e o faça tomar decisões que vão de encontro a esses dois poderes. Nas ultimas semanas o presidente do senado federal Rodrigo Pacheco(PSD), tem feito declarações públicas com críticas ao STF(Supremo tribunal federal), e a alguns ministros de forma pessoal sobre ações indevidas e decisões importantes tomadas sem observar a jurisprudência e competência de cada poder.


Já na câmara dos deputados o centrão cobra espaços no governo para aprovar medidas importantes da gestão Lula 03. Apesar do governo tem uma força importante nas duas casas, está numa corda bamba entre acatar os pedidos ou sofrer sucessivas derrotas, o que os levariam ao fracasso político. A união da pressão popular junto ao não atendimento de pedidos do congresso, pode acabar deixando o governo de Lula em uma situação um tanto quanto complicada, por isso a necessidade de se antecipar a qualquer tipo de manifestação popular.





 
 
 

Comments


bottom of page