Com novo aumento de vazão, banhistas voltam a lotar Orla de Juazeiro; Defesa civil alerta para o ris
- Ezequias Almeida

- 24 de jan. de 2023
- 1 min de leitura
A duas semanas a CHESF, compania que administra a barragem, libera diariamente 4.000 m³ por segundo

Em Juazeiro, norte baiano, um entre as principais atrações turísticas é a Orla de Juazeiro. Está se destaca pela proximidade das águas. Diferentemente da vizinha Petrolina, a Orla de Juazeiro é repleta de mata ciliar e, por isso, é mais segura e comporta estrutura complexas. É o caso do monumento ao Jegue, Nego D’água, Passarela suspensa e ciclovia.
Com diversas atrações, é notável a quantidade de pessoas que passam por aquele local em dias normais. Porém, um fator preponderante no que concerne a aumento de turistas e banhistas é o aumento de vazão da barragem de Sobradinho, que fica a quase 50KM.
Quando o nível do rio sobe, a orla fica quase toda coberta pela água, o que acaba atraindo a atenção das duas cidades é de diversas outras.
Ao passo que a economia sofre um abalo positivo em relação a orla principal, todos os proprietários de estabelecimentos que ficam na margem do rio perdem consideravelmente a capacidade de atração e vendas. Isso por que a maioria deles fica coberto de água.
A duas semanas a CHESF(Companhia hodrelétrica do São Francisco), que administra a barragem, libera diariamente 4.000 m³ por segundo.
Essa quantidade se iguala ao ano de 2022. Naquele ano, essa quantidade não era liberada a longos 12 anos.
Foto: Blog Rede GN - Petrolina








Comentários