Conheça Luiz Pintado, ex-presidente da associação de moradores do bairro São Gonçalo
- Ezequias Almeida

- 12 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Luiz Alves dos Santos é aposentado, líder comunitário e ativista político

O passado de Petrolina esconde figuras impressionantes e importantes para o crescimento de comunidades e, por conseguinte, da cidade. A 'California brasileira' é uma cidade que se tornou referência em todos os quesitos que se possa imaginar. Além disso, é referência na quantidade de lideranças políticas ou comunitárias que acaba exportando para Brasília, capital federal.
Além dos 'Coelhos', hoje liderados, em maioria, pelo ex-senador Fernando Bezerra Coelho, há modestas e muitas vezes anônimas lideranças que fizeram parte da construção da cidade e que acabaram sendo injustiçadas pelo tempo. Uma dassas figuras é Luiz Alves dos Santos, o conhecido Luiz Pintado. Ele foi presidente dos bairros São Gonçalo, Jardim Petrópolis e até do Assentamento Boqueirão, na cidade de Santa Maria da Boa Vista. O adjetivo de 'Pintado' advém dos vários sinais que ele tem pelo corpo.
Seu Luiz, como é carinhosamente chamado nas comunidades onde foi líder, desenvolveu um papel extraordinário na história do São Gonçalo e Jardim Petrópolis. Ao ser eleito presidente da Associação de moradores do bairro São Gonçalo no ano de 1993 ele teve, segundo ele, a sorte de estar a frente da associação no mesmo tempo em que Fernando Bezerra se encontrava como chefe do executivo municipal.
Fã incondicional do ex-senador pernambucano, Pintado lembra com destreza a atenção

que o então prefeito dava as suas reivindicações. Segundo ele, foi no período em que esteve a frente da associação que a comunidade do São Gonçalo recebeu a sua primeira obra pública: o posto de saúde. Inclusive, no dia da inauguração da unidade, seu Luiz foi chamado a integrar o palanque para se pronunciar.
Entre as conquistas enquanto presidente do bairro São Gonçalo, Luiz Pintado lembra:
* Posto de saúde;
* Terreno para construção da sede da associação;
* Terrenos conseguidos e doados para famílias carentes;
* Recebimento de cestas básicas para doação as famílias carentes;
* Entrega diária de leite para famílias com crianças;
* Energia em baixa renda para moradores da rua 27 à época;
* Água e luz no bairro São Gonçalo II;
Todas essas conquistas foram obtidas num momento difícil financeiramente para o país. Mesmo difícil sendo, seu Luiz tentou e conseguiu os proventos para alimentar, dar moradia e atender as famílias que, àquela época, passavam por necessidade extrema.
Uma curiosidade sobre seu Luiz é que, logo após ser presidente em um dos bairros de Petrolina, ele foi morar em Santa Maria da Boa Vista onde também acabou sendo presidente do Assentamento Boqueirão. Lá ele foi protagonista nas conquistas de produtos e mudas para plantação de goiaba, banana e criação de caprinos.
Voltando a Petrolina, seu Luiz se torna o primeiro presidente do bairro Jardim Petrópolis. Entre 2014 e 2016, ele dirigiu a associação desse bairro e criou ações sociais para reduzir as dificuldades das famílias. Muito ligado a política local, ele participou e trabalhou com diversos políticos das comunidades que compreende a zona oeste de Petrolina.
Em 2019, quando a prefeitura de Petrolina se preparava para inaugurar a Unidade Básica de Saúde do Jardim Petrópolis, Luiz Pintado foi convidado de honra e fez um discurso acalorado e emocionado em defesa das suas duas paixões: a política e os bairros aos quais ajudou a fundar.
Seu Luiz tem 83 anos é aposentado e casado com dona Hilda Ribeiro. Moram na
rua 15 do bairro Jardim Petrópolis a 8 anos.

O maior passatempo de Luiz é jogar dominó e falar de política. Apesar da idade, caminha como qualquer jovem.








Comentários