Eleições de Outubro já Começaram; nos Bastidores, Lideranças Políticas se Movimentam
- Ezequias Almeida
- 21 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Participação em entregas de obras municipais e atos próprios sugam energias dos pré-candidatos a vereadores

As eleições marcadas para o dia 06 de outubro de 2024 já está provocando a dança das cadeiras nos partidos e fazendo as lideranças comunitárias que estava na toca, sair de lá para agir concretamente e deixar o próprio nome em evidência. É o que tem acontecido em todos os bairros e distritos da cidade, com ex-vereadores, presidentes de bairros e pessoas envolvidas nas disputas políticas do estado.
A diferença dessa eleição para a última é notória: a ausência de pandemia e o nascimento de mais uma liderança política estadual no seio de Petrolina: Miguel Coelho. Tanto nessa cidade, quanto em outras espalhadas pelo estado, Miguel tem sido convidado a apoiar candidaturas e estar presente no lançamento das mesmas quando o momento permitir. O caso mais emblemático disso, foi a união da família Coelho a família Campos, em Recife, quando Antonio Coelho, irmão de Miguel e deputado estadual, foi alçado secretário de turismo e lazer da capital.
O fator pandemia deve facilitar bastante o trabalho nas eleições desse ano, haja vista que o uso de máscaras, as quarentenas e proibições de reuniões e, 2020 acabaram diminuindo o volume de pessoas nas ruas e causaram constrangimentos para os líderes no trabalho de busca de apoios.
A dança das cadeiras nos partidos:
Um fator que deve dificultar a vida de alguns candidatos em outubro é a mudança de partido. Por diversos motivos, há a mudança de uma sigla para outra, o que provoca a alteração de número na urna e pode acabar confundindo os eleitores que muitas vezes estão acostumados a sempre apertar as mesmas teclas. Vários vereadores e lideranças conhecidas e muito bem avaliadas nas urnas devem mudar de partidos. Só para citar um exemplo: o vereador Josivaldo Barros que foi eleito com 1.520 votos pelo PSC em 2020 com o númeral 20200, em 2024 deve se candidatar pelo Republicanos que tem numeral 10.
Os pré-candidatos vem aumentando as caminhadas e alterando a rotina para está na ativa quando as urnas forem abertas. De caminhadas nos bairros da zona urbana a visitas na zona rural, eles tem buscado cada vez mais espaços no cenário da cidade, em busca de angariar apoios para ter base sólida o suficiente para se manter no topo do partido.
Não é uma tarefa fácil, pois enquanto a população vive apenas 3 meses de eleição, para quem se envolve de fato com o objetivo de conseguir uma cadeira, esse trabalho dura 4 longos anos.
Entenda o quociente eleitoral de Petrolina:
Para um candidato ser eleito, ele precisa basicamente de duas coisas: ter pelo menos 10% do quociente eleitoral e estar dentro das vagas que o seu partido tem direito. Para deixar mais evidente, saiba que Petrolina tem 200 mil eleitores, suponhamos que os 200 mil votem para vereador em 2024. Sendo esse o caso, o quociente eleitoral da cidade seria equivalente a 200 mil votos divididos por 23 vagas existentes na câmara de vereadores, o que significa que para eleger 1 vereador, cada partido teria que atingir pelo menos 8.697 votos. Nesse caso, a cada 8 mil votos, o partido 'A' elege 1 vereador.
Comments