top of page
SG.png

BLOG SÃO GONÇALO NOTICIAS 

Empresa alega ser proprietária de terra invadida e prepara máquinas para desocupação

Líderes do movimento recomendam que invasores assistam a derrubada dos barracos, mas que não ofereçam resistência

ree

Na manhã de hoje(21), ocupantes de terras foram surpreendidos com máquinas e pessoal para iniciar a desocupação da área na zona oeste de Petrolina, sertão pernambucano. O local fica exatamente por trás do residencial Nova Petrolina. Seriam funcionários da Gráfico Empreendimentos, a qual é creditada a terra.


ree

Até o momento o que se sabe é que as pessoas que ocupam a terra são pagadores de aluguel e desempregados. Inclusive, alguns já deixaram suas casas e se instalaram definitivamente nas ocupações de barro e taipa.


Na semana passada um suposto proprietário veio ao local para informar que é dono das terras e pedir a desocupação, o que acabou não sendo atendido pelos ocupantes. Segundo alguns dos invasores, o homem que chegou com um documento não era de fato dono. Disseram também que o documento seria falso.


Apesar da atitude do possível proprietário em iniciar a desocupação, os invasores parecem não ter se intimidado e aguardam apenas a deixa dos tratores e pessoal para iniciar novamente a ocupação da área.


Em um grupo de whatsapp onde eles se organizam, falam não suportar mais pagar aluguel e com isso pretendem levar adiante a ideia de reivindicar a terra. É uníssomo a ideia de evitar confronto, assim como de manter a ocupação e levar até as ultimas consequências. Ao que parece, havia planos de desocupar o local ainda hoje, porém as máquinas deixaram o local por volta das 12h. A deixa foi comemorada pelos invasores como uma vitória.


Até o momento a ocupação continua e cresce cada vez mais. De início não havia envolvimento com movimentos sociais envolvidos, mas começou aparecer camisas e bandeiras do MST(Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Teto). Ainda não sabemos se de fato o movimento apoia a ocupação da área ora reivindicada.


ree

Em um mecanismo de medir áreas do Google Earth, calculamos o perímetro em 2.513,9 m. Equivalente a 232.412,72 m². Ou seja, a área compreende pouco mais de 14 campos de futebol.


 
 
 

Comentários


bottom of page