top of page
SG.png

BLOG SÃO GONÇALO NOTICIAS 

O ano eleitoral chegou! E agora?

É o momento do cidadão opinar de forma direta sobre a condução dos recursos públicos


Como se diz no meio político: Tudo acontece nas cidades. De fato o mundo gira nas cidades e sob as necessidades do cidadão; por isso é importante entender a capacidade de revolução que tem qualquer recurso quando este é bem direcionado. Apesar de Brasília ter sua importância, é nas cidades que o grosso da população se concentra e de fato onde a vida acontece


Em 2020 a população do Brasil foi as urnas para decidir quem seria os seus administradores locais de 2021 a 2024: prefeitos e vereadores. Escolheram e ao final de 2024 eles devem voltar as urnas para agradecer ou escorraçar de forma direta aqueles que estiveram a frente dessa demanda.


Para contextualizar a necessidade da administração pública, vamos fazer um pequeno exercício: temos duas vias onde uma delas é pavimentada; qual dos caminhos o cidadão a pé, a carroça, em moto ou carro vai seguir viagem? Obviamente ele seguirá pelo caminho pavimentado; isso reduzirá o risco de se sujar, vai adiantar a viagem e uma série de outras vantagens. Pois bem: está ai a importância do gerenciamento público: recursos de todos, uns com mais outros com menos, que se torna ferramenta de igual uso. E é sobre isso que se decidirá em 2024: a capacidade dos administradores em realizar obras que refletem positivamente na vida do cidadão. No caso dos vereadores, há algo a mais: a sua capacidade de impedir aquilo que não é muito bom para a população.


Exercício para decidir se um político atendeu as suas perspectivas ou se agiu em benefício de todos:


É errado julgar um político sob o argumento de que ele não fez nada que tenha refletido na sua vida pessoal. Erradíssimo! Você precisa avaliar o conjunto dos fatores para entender o resultado. Efeitos de medidas políticas podem muito bem não alterar a sua vida e rotina, mas pode ter melhorado a vida do seu vizinho ou ter refletido na vida de um parente próximo ou distante.


Ex: quando o executivo pavimenta uma rua, ele está beneficiando todos os moradores da rua, porém a população da rua vizinha também tem direito, entretanto não recebeu a obra, mas isso não quer dizer que o trabalho não afetou sua vida particular. A rua é púbica e poderá ser usada pelos mesmos a qualquer momento. Outro exemplo é a construção de uma UBS(famoso postinho de saúde): todos os moradores de certa localidade serão beneficiados, mas não quer dizer que a população como um todo ficará desassistida. O serviço de saúde serve a toda população, porém tem direcionamento específico para aquela demanda daquela área.


É preciso entender que obras públicas são feitas em uma local, mas que todos são beneficiados. Todos!

Foto: Google Maps - UBS Otília Nunes Barros - Petrolina, PE

Quando julgar positivamente ou negativamente um político?:


O voto é a maior arma do cidadão contra maus gestores e corruptos. Quando essa arma é bem usada, torna-se um veneno eficaz. Pois bem, como julgar um bom ou mal político?


Bem, basicamente você vai avaliar as atitudes e os resultados. As vezes temos ótimas intenções, porém péssimos resultados. Nesse caso você vai julgar quantas decisões acabaram afetando sua vida de forma negativa, mesmo o gestor estando dotado de boas intenções. Além disso, vai julgar as ações que acabaram lhe resultando bons frutos. Coloque numa balança e veja o que pesa mais. A diferença entre as coisas positivas e negativas precisa ser de pelo menos 70% contra 30%. Do contrário, avalie uma proposta diferente.


Qual o papel das ideologias(direita e esquerda), no debate municipal?:


Apesar de ser bem mais pulverizado, ainda há muito barulho sobre as ideologias no debate político das cidades. É interessante entender e incluir as ideologias no debate público, porém não esquecer que isso pouco importa para a maioria da população. As pessoas não querem saber o que pensa a direita e a esquerda sobre dinheiro, quer saber qual o poder de compra do seu dinheiro; não quer saber quem é Marx ou Mises, mas sim o valor da passagem de ônibus; não quer saber qual a política econômica de Cuba ou Hong Kong, mas se ano que vem vai estar empregado. As ideologias desempenham um papel importante nas decisões do mundo, porém isso não deve ser levado a debate quando se trata da vida nas cidades.

 
 
 

Comments


bottom of page