Onda de calor chega ao Vale do São Francisco; Em Alguns lugares a temperatura ultrapassou os 45ºC
- Ezequias Almeida
- 27 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
A tarde de domingo(27), lotou os pontos de entrada do rio em Juazeiro e Petrolina

Após a defesa civil informar nesta sexta-feira(25), que haveria um aumento significativo na temperatura da região do Vale do São Francisco, que compreende cidades como Juazeiro e Petrolina, o calor chegou com força e assustou diversas pessoas. Algumas delas aproveitaram a situação e a ocasião de domingo para aproveitar e curtir as "praias" do rio, tanto em Petrolina quanto na cidade vizinha, Juazeiro.

O termômetro que fica na entrada da orla de Juazeiro estava marcando exatos 43ºC às 13h09min. Os lugares que geralmente estão com quantidades regulares de pessoas acabou por dobrar a quantidade. As areias quentes não estava convidativas, tanto que alguns banhistas informaram estar com bolhas nos pés devido ao super aquecimento da areia.
É importante lembrar que apesar do calor praticamente convidar a um banho de rio ou mar, pode causar diversos problemas que encarretam outros mais graves que os inicias.
Os primeiros sintomas de calor excessivo são transpiração, náuseas, tontura, cãibras musculares, dor de cabeça e até diarréia. Também pode haver o aumento de pressão arterial, o que pode causar o aumento da pressão do miocárdio, o que, em ultima instância, causar um infarto do miocárdio.
Por isso, para evitar a exaustão nesses dias de calor, é interessante evitar trabalhos pesados, se hidratar com frequência e evitar o sol aberto. Além de todas essas dias, você pode obviamente nos dias de folga aproveitar e abusar dos banhos.
Comments