Pernambuco tem a estudante mais idosa do mundo; Edelzuita mora em Petrolina e estuda aos 94 anos
- Ezequias Almeida

- 12 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Feito estadual se consagra na educação básica; Livro dos recordes credita atualmente posição a um idoso indiano de 84 anos

O governo de Pernambuco anunciou ontem(11), que estava consagrando um feito mundial: o estado teria a estudante ativa mais idosa do planeta.Posição estadual se consagraria na educação básica. Atualmente o título de estudante ativo mais idoso do mundo é do indiano Kimani Maruge, que entrou para o livro dos recordes ao voltar aos estudos da educação básica aos 84 anos. Nesse caso, a estudante pernambucana seria 10 anos mais idosa que o recordista.
Maria Edelzuita de Souza mora em Petrolina, sertão pernambucano, e voltou a escola em 2022 aos 94 anos para realizar o sonho de aprender ler e escrever. Nascida em 1929, Edelzuita amargou uma época escassa de educação. A universalização do ensino sé viria tornar realidade no século XXI, ou seja 71 anos depois. A juventude complicada, logo ela mãe de 9 filhos e depois de perder o marido, nunca teve tempo para realizar aquilo que sempre quis.

Passado o período de dificuldade e com filhos já criados e devidamente escolarizados, Dona Edelzuita, como é carinhosamente conhecida, procurou o centro de educação de jovens e adultos da escola João Barracão, em Petrolina, para ingressar no caminho do conhecimento. Mais que isso, segundo a homenagem a ela feita pelo governo do estado, a entrada na escola já ampliou seus objetivos: Dona Edelzuita quer escrever um livro para contar sua história.
Histórias como essa nos anima, mas é importante lembrar que existiu um passado tenebroso de precariedade na educação e é preciso sempre avançar para melhorar e abraçar mais pessoas como dona Edelzuita. Reconhecer as falhas das instituições e dos governos federal, estaduais e municipais é um caminho. Como disse o filósofo Olavo de Carvalho:








Comentários