top of page
SG.png

BLOG SÃO GONÇALO NOTICIAS 

Pré-candidato a reeleição, Simão Durando segue caminho do pai e procura construir plano de governo junto a população

Prefeito esteve na ultima semana na zona oeste para receber demandas de moradores dos bairros São Gonçalo e Jardim Petrópolis

Esgoto a céu aberto no bairro Jardim Petrópolis, em Petrolina

Na última semana(22), moradores dos bairros São Gonçalo e Jardim Petrópolis foram consultados pelo prefeito Simão Durando(União), sobre quais seriam as principais dificuldades enfrentadas nas comunidades e como seria possível a resolução dos problemas. A reunião aconteceu ao lado da igreja católica e contou com a presença de moradores e lideranças das duas localidades. O evento faz parte da criação do plano de governo que o prefeito defenderá na campanha eleitoral de outubro.


Ação similar foi feita pelo ex-prefeito Miguel Coelho quando candidato a prefeitura de Petrolina. Apesar de muitas vezes ser mal compreendida, a construção de um plano de governo que inclui comunidades carentes como é o caso do Jardim Petrópolis e, em menor grau, o São Gonçalo, faz com que novamente os olhos se voltem para essa região da cidade que por muito tempo foi esquecida.


É inegável que o maior problema do bairro Jardim Petrópolis seja o saneamento. Nenhum outro problema da comunidade pode ser resolvido antes desse, pois a infraestrutura torna impossível. Não é de hoje que voltamos a falar desse assunto e nada disso também é novo, porém o que vemos aqui é a necessidade do povo sendo cobrada do autor errado: saneamento básico é uma atribuição do estado, e não da prefeitura. Até que a prefeitura tenta desde 2018 retomar o controle sobre a questão do saneamento, mas sem sucesso perante a gestão estadual.


Em 2020 o governo federal aprovou o Marco civil do saneamento básico, o que, entre outras providências, abre caminho para investimento privado na distribuição de água tratada e colega de esgoto. Na prática, o projeto retira das estatais o monopólio do serviço, o que fará com que empresas privadas disputem com as públicas licitações governamentais. Apesar da resistência do atual governo federal, que por decreto, derrubou o marco, o congresso nacional invalidou o decreto e manteve o projeto aprovado em 2020. Nisso, continua em vigor a norma que permite a venda dessas serviços ao setor privado.


Apesar de ser uma das cidades mais bem saneadas do Brasil, Petrolina sofre, principalmente em bairros com menos de 20 anos de criação, com o descaso em relação ao esgoto. Isso se dá justamente por conta da falta de investimentos e, no mais das vezes, com investimentos fraudulentos e muita corrupção.


Então, há um caminho possível na melhora do serviço prestado a população por parte da prefeitura através dos novos trajetos que se abriram a partir de 2020. Nisso, o compromisso antes da eleição é crucial: quando um candidato é eleito defendendo algo, as ideias também são eleitas. Se é necessidade do povo a mudança de rumo em relação ao saneamento básico de Petrolina, que essa mudança seja defendida por todos que desejam representá-los.


A aposta de Simão Durando Filho em ouvir a população para tomar decisão não é inédita, mas é crucial e vai na mesma linha de seu pai e do seu parceiro de chapa e antecessor Miguel Coelho. Simão pai era uma pessoa muito popular e que conhecia o cidadão comum em vida difícil, por isso mesmo sabia de público quais eram os problemas que afetavam seu povo.


 
 
 

Comentários


bottom of page